Regulamento

 

Regulamento

O Aspiring Geopark Estrela convida toda a população a participar, com o seu olhar e a sua sensibilidade, no concurso de fotografia sobre o território deste Aspirante a Geopark Mundial da UNESCO. Este território é composto pelos municípios de Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia.

 

Inscrição

1) Este concurso encontra-se aberto a todos aqueles que gostam de fotografia, amadores ou profissionais, nacionais ou estrangeiros.

2) Esta edição conta com duas categorias. Além da categoria “Geral”, haverá uma segunda categoria, “Mobile”, tornando assim possível a submissão de fotografias capturadas através dispositivos móveis (telemóveis e tablets).

3) A inscrição tem um custo de 5 €, dando o direito à submissão de 3 fotografias.

4) Cada participante poderá fazer mais do que uma inscrição, o que implica o pagamento de 5€ por cada uma.

5) Caso pretenda participar em ambas as categorias “Geral” e “Mobile”, terá de realizar pelo menos, duas inscrições.

6) As fotografias a concurso deverão respeitar o tema principal da III edição do Concurso de Fotografia “Património Natural e Paisagens do Aspiring Geopark Estrela”.

 

Condições gerais

1) A participação neste concurso obriga à aceitação integral deste regulamento por parte dos concorrentes.

2) As fotografias, em formato digital, submetidas a concurso, deverão ser captadas na área territorial do Aspiring Geopark Estrela e submetidas no site do Geopark Estrela, através do link https://goo.gl/64hkpo, acompanhadas pelo preenchimento do respetivo formulário de inscrição.

3) Caso as fotografias contemplem pessoas que se encontram expostas, deverá anexar-se uma autorização à ficha de inscrição. A autorização deverá ser assinada por maiores de 18 anos. No caso das crianças, a responsabilidade pela autorização fica a cargo do respetivo encarregado de educação. Termo de autorização de uso de imagem disponível na plataforma (http://www.geoparkestrela.pt/termo.pdf).

4) O envio das fotografias decorrerá entre os dias 22 de dezembro de 2016, às 12 horas, e 22 de Janeiro de 2017, às 23 horas e 59 minutos.

5) As fotografias enviadas deverão ter, no mínimo, 1600 pixels no seu lado maior,, no máximo 7MB e num formato JPG.

6) Recomenda-se aos concorrentes que não enviem fotografias manipuladas digitalmente. Havendo edição, esta deve ser limitada a pequenos ajustes de cor, saturação, contraste, nitidez ou limpeza de partículas, o que beneficiará a qualidade do concurso e a verdade fotográfica.

7) As informações da imagem devem ser verdadeiras, completas e precisas.

8) As fotografias que não cumprirem os pré-requisitos, acima mencionados, serão excluídas do concurso.

9) O júri do concurso terá a seguinte constituição:

     (1) Pedro Martins – Fotógrafo Profissional (Presidente do Júri) 

     (2) Manuel Ferreira – Fotógrafo Amador

     (3) Filipe Patrocínio – Associação Geopark Estrela

     (4) Elizabeth Silva – Comissão Nacional da UNESCO

     (5) Artur Sá – Comité Nacional para o Programa Internacional das Geociências

     (6) Pedro Machado – Turismo do Centro de Portugal

     (7) Gonçalo Fernandes – Instituto Politécnico da Guarda

     (8) Maria Prata Domingos – Matos & Prata BMW

10) Aos membros do júri, familiares diretos e colaboradores da Associação é vedada a participação.

11) Ao Presidente do Júri cabe a decisão final em caso de empate.

12) O júri atribuirá, a cada fotografia, uma pontuação de 5, 3 ou 1 ponto. Serão selecionadas as dez (10) fotografias com mais pontuação.

13) As fotografias, selecionadas pelo júri, serão disponibilizadas para votação no Facebook do Aspiring Geopark Estrela (https://www.facebook.com/GeoparkEstrela). A votação decorrerá desde as 10h do dia 6 de fevereiro até às 23:59 do dia 28 de fevereiro de 2017.

14) Da contagem dos “gostos/likes”, obtidos na página do Facebook serão apuradas 4 fotografias de cada categoria, as quais serão, novamente objeto de apreciação por parte dos membros do júri que atribuirá as classificações de 1º, 2º e 3º lugares na categoria “Geral”. A categoria “Mobile” terá apenas a atribuição do primeiro prémio.

15) A menção honrosa será escolhida diretamente pelo júri do universo de todas as fotografias submetidas a esta edição (não será submetida a contagem de “gostos/likes”).

16) Os respetivos autores vencedores serão informados via e-mail até ao dia 21 de março de 2017.

17) Das decisões do júri não haverá recurso.

18) Todas as fotografias serão divulgadas quer no website (http://www.geoparkestrela.pt) quer na página do Facebook referida.

19) O custo de participação será utilizado para financiar a exposição itinerante da III edição deste concurso.

20) À equipa do Aspiring Geopark Estrela, reserva-se o direito de, eventualmente vir a publicar qualquer fotografia admitida a este concurso, em diferentes suportes de divulgação, referindo sempre a autoria, mas não sendo obrigado a remunerar o seu autor.

21) Caso tal seja solicitado, os participantes deverão enviar à equipa do Aspiring Geopark Estrela a(s) fotografia(s) a concurso com maior resolução.

22) Para mais informações contacte-nos através do e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou do telefone 271 220 100.

 

 Prémios

1. No total, serão selecionadas cinco fotografias. Os prémios da categoria “Geral” serão da responsabilidade da Empresa Matos&Prata BMW. O prémio da categoria “Mobile” será atribuído pela Associação Geopark Estrela. Os prémios a atribuir são os seguintes:

Categoria Geral:
1º Prémio: Uma noite no Hotel Alambique ao volante de um BMW.
2º Prémio: Mala de desporto BMW
3º Prémio: Kit BMW Matos & Prata (shampoo, spray anti-mosquitos, camurça e porta-chaves)

Categoria Mobile:
1º Prémio: Inscrição para 1 pessoa na IV Oficina de Fotografia (ver Nota) + Caneca Térmica BMW

Menção Honrosa:
Inscrição para 1 pessoa na IV Oficina de Fotografia (ver Nota)


Nota: Este prémio está sujeito às datas e especificidades da IV Oficina de Fotografia. Caso a mesma não se venha a realizar no ano de 2017 será atribuído um prémio de valor equivalente

 

2. A entrega dos prémios decorrerá numa cerimónia em data e local a anunciar.

3. Todas as fotografias submetidas a concurso serão objeto de uma exposição itinerante, durante os anos de 2017 e 2018

 

Direitos de Autor

1. Cada participante deve ser o legítimo autor da imagem enviada, não violando os direitos de qualquer outra pessoa. 

2. Ao entrar no concurso, cada participante concede, aos realizadores do concurso, autorização para publicar, comunicar ao público, por qualquer meio, e exibir a sua imagem e cópia da mesma em todas os meios de comunicação.

 

Para descarregar o regulamento clique aqui.

 

Contacte-nos:

Associação Geopark Estrela
Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50
6300-559 GUARDA

+351 271 220 100 | info@geoparkestrela.pt

S5 Box