Percursos Interpretativos "Turismo para Todos"

 

PERCURSOS INTERPRETATIVOS "TURISMO PARA TODOS"

O Aspiring Geopark  Estrela tem como objetivo criar uma estratégia de desenvolvimento para o território, partindo do reconhecimento do património existente, tornando o turismo acessível em ambientes que satisfaçam as necessidades de todos. 

Os Percursos Interpretativos do Aspiring Geopark Estrela podem ser descobertos através de 5 percursos que se complementam, incluindo no seu conjunto os 9 Municípios que integram a candidatura. Esta é uma viagem pelo seu património e pelos geossítios a classificar pela UNESCO, sendo uma oportunidade para promover um turismo de e para TODOS! Esta é uma atividade em que todos podem participar.

 

PI1 - Da Egitânea aos Montes Hermínios - 22 de julho de 2017

Numa viagem entre a Guarda (Miradouro do Mocho Real) e o Planalto da Torre, este Percurso Interpretativo percorre alguns dos locais icónicos deste aspirante a Geopark Mundial da UNESCO. Com o início nas paisagens metamórficas, com mais de 650 Ma, este percurso termina onde antigos glaciares deixaram as suas marcas.

 Faça o download do PI1 - Da Egitânea aos Montes Hermínios

 

PI2 - Da História à Montanha - 12 de agosto de 2017

Tendo como destino o Planalto da Torre, importante testemunho do último Período Glaciar da Serra da Estrela, este percurso interpretativo tem início na vila de Belmonte, um lugar onde a sua história se confunde com a própria História de Portugal. 

Faça o download do PI2 - Da História à Montanha

 

PI3 - Do Alva ao Mondego - 20 de maio de 2017

Ligando duas importantes artérias da hidrologia da Serra da Estrela, este Percurso Interpretativo transporta-nos através das paisagens bucólicas do Alva, numa permanente ascensão até à nascente do mais importante curso fluvial inteiramente português. Terminando nas Penhas Douradas este percurso liga os Municípios de Oliveira do Hospital e Manteigas, interpretando parte da sua história geológica e cultural.

Faça o download do PI3 - Do Alva ao Mondego


PI4 - Entre o Granito e o Glaciarismo - 26 de agosto  de 2017

O granito constitui a litologia predominante neste maciço montanhoso. A sua paisagem está profundamente marcada por esta rocha, quer no seu património geológico abundante quer na própria construção e aproveitamento que o Homem fez ao longo da história. Num percurso entre a vila de Celorico da Beira, alcandorada no seu castelo, e a Lagoa Comprida, vamos interpretando a paulatina mudança entre as paisagens graníticas e as glaciárias, marca incontornável desta montanha.

Faça o download do PI4 - Entre o Granito e o Glaciarismo


PI5 - No Coração da Montanha - 24 e 25 de junho de 2017

 Este percurso de 2 dias leva-nos a contemplar o coração desta imponente montanha que se eleva a quase 2.000m de altitude. Numa viagem marcada fortemente pela presença dos vestígios glaciários, com aproximadamente 30 Ma, somos convidados a interpretar as suas formas, a utilização que delas foi feita pelo Homem e o que hoje restou da longa evolução desta paisagem. Em 2 dias percorremos partes dos Municípios de Manteigas, Gouveia, Seia e Covilhã numa volta quase completa ao centro desta grande Estrela.

Faça o download do PI5 - No Coração da Montanha

 

 

Informações importantes

Preço: 
8€/participante para percursos de 1 dia
15€/participante para percursos de 2 dias

Nº mínimo de participantes: 10
Nº máximo de participantes: 25
Período de realização: Abertos em permanência, em função do nº de inscritos
Refeições: Da responsabilidade de cada participante
Transporte: Da responsabilidade de cada participante

Os percursos serão acompanhados e interpretados por técnicos do Aspiring Geopark Estrela

A atividade está pendente das condições meteorológicas. Seguro incluído. Não existe transporte organizado.

 

 

Pré-Inscrição

 

 

Required *







   
 

 

 

 

Contacte-nos:

Associação Geopark Estrela
Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50
6300-559 GUARDA

+351 271 220 100 | info@geoparkestrela.pt

S5 Box