Estímulo à Investigação 2017

 

REGULAMENTO


A Associação Geopark Estrela tem como missão contribuir para a proteção, valorização e dinamização do património natural e cultural, com especial ênfase no património geológico, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, fomentando a ciência, o turismo e o desenvolvimento sustentável do território do Aspiring Geopark Estrela.


ENQUADRAMENTO


O Aspiring Geopark Estrela, no âmbito da estratégia científica para o território que integra a candidatura a Geopark Mundial da UNESCO - a Serra da Estrela, apoia a realização de trabalhos científicos, que nele tenham incidência. Os trabalhos a realizar terão a duração máxima de 12 meses. O apoio visa estimular a investigação de campo e laboratorial e destina-se às seguintes linhas de ação:
1. Geologia e Geomorfologia;
2. Clima e Alterações Climáticas;
3. Biodiversidade;
4. Paisagem e Património.

CANDIDATOS, CANDIDATURAS E NATUREZA DO APOIO


1. O apoio destina-se a estudantes de mestrado, doutoramento e investigadores doutorados há menos de 3 anos, com residência em Portugal. Não são admitidas candidaturas de colaboradores da AGE.


2. As candidaturas devem ser submetidas entre o dia 1 de março de 2017 e 15 de maio de 2017, através do site do Geopark Estrela (http://www.geoparkestrela.pt), só sendo admitidas as candidaturas devidamente instruídas com o preenchimento completo do respetivo formulário.


Do formulário da Candidatura fazem parte os seguintes campos:
- Título da Proposta
- Identificação do candidato (nome, afiliação, email e contacto telefónico)
- Resumo do projeto (máx. 1000 caracteres)
- Enquadramento/Revisão da Literatura (máx. 2000 caracteres)
- Objetivos (max. 1000 caracteres)
- Plano de trabalhos e resultados previstos (máx. 5000 caracteres)
- Curriculum vitae resumido do investigador (máx. 4 páginas)


3. Será selecionado o melhor trabalho de cada uma das áreas de investigação, sendo o apoio concedido de 500 Euros por projeto. Sempre que uma das áreas de investigação não tiver qualquer candidatura ou o júri não selecionar um vencedor, o valor correspondente será distribuído pelas restantes.


JÚRI E PROCESSO DE AVALIAÇÃO


4. A avaliação das candidaturas será feita por um Júri constituído pelos membros do Conselho Científico do Aspiring Geopark Estrela, podendo ser solicitadas colaborações a especialistas externos em função dos temas em apreciação.


5. A avaliação levará em consideração a qualidade das propostas de trabalho apresentadas e os curricula, sendo ainda valorizadas as áreas de estudo, os temas de investigação e as propostas submetidas pelos investigadores, segundo os seguintes critérios:
- Mérito Científico e Qualidade da Proposta (50 %)
Importância para o avanço do conhecimento. Proposta de conceitos originais e criativos. Organização científica do projeto. Resultados científicos esperados.
- Adequação da Proposta à área de investigação (35%)
Adequação do trabalho de campo ao plano de investigação proposto. Exequibilidade da proposta. Relevância do tema para a área de estudo.
- Contribuição para a Formação Avançada (15%)
Possibilidade de formação avançada de jovens investigadores (teses de mestrado e/ou doutoramento).


6. Cada critério será avaliado numa escala de 1 a 5 (sendo o 1 o valor mais baixo e o 5 o valor mais elevado). A classificação de cada avaliador será a soma das classificações ponderadas atribuídas a cada um dos critérios, aferida para o total máximo de 100 pontos. A classificação final do projeto será a média das classificações atribuídas pelos avaliadores.


7. O Júri poderá não atribuir qualquer apoio se entender que as propostas submetidas não reúnem as condições exigidas.

 

DECISÃO E RESULTADOS


8. As decisões sobre a atribuição deste apoio serão comunicadas aos candidatos, até 30 dias úteis após o termo do prazo de apresentação das candidaturas. Nos 15 dias úteis seguintes à comunicação de atribuição do apoio, o candidato deve confirmar, por escrito, a sua aceitação.


9. Com a aceitação do apoio será entregue 50% do montante atribuído, eventualmente numa cerimónia pública. Os restantes 50% serão entregues com a apresentação do trabalho final, que decorrerá no prazo máximo de 12 meses após a atribuição do apoio, e que constará de:
- Relatório de atividades e resultados;
- Poster em formato A0 com apresentação dos resultados, que poderá ser usado pela AGE em exposições;
- Cópia de eventuais comunicações, dissertação ou de publicações resultantes desta investigação.


10. Os contemplados do “Estímulo à Investigação” deverão contribuir com pelo menos 3 posts no facebook da AGE, destinados a efetuar um ponto da situação acerca do avanço dos trabalhos;


11. Todas as publicações ou apresentações em congressos deverão fazer referência ao Programa de Estímulo à Investigação Aspiring Geopark Estrela.


12. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Coordenação Executiva do Aspiring Geopark Estrela, tendo em atenção os princípios e as normas constantes na legislação aplicável.

 Descarregue aqui o regulamento

 

Formulário de Candidatura - Estímulo à Investigação 2017

Required *






   

 

 

Contacte-nos:

Associação Geopark Estrela
Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50
6300-559 GUARDA

+351 271 220 100 | info@geoparkestrela.pt

S5 Box