Geopark

Programas Educativos

Um dos grandes objetivos de um geoparque é o fomento da Educação para as Geociências, uma vez que um maior conhecimento e compreensão das dinâmicas da Terra contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e ativa em relação às questões ambientais.

O Estrela Geopark, através do desenvolvimento de programas educativos, fomenta o contacto direto com o património geológico e geomorfológico, promovendo a educação e a sensibilização, de professores e alunos, para a importância da conservação deste património, que é fundamental para a compreensão da história e evolução do planeta Terra e dos seres que nele habitam.

Os programas educativos do Estrela Geopark foram elaborados com base nos programas e metas curriculares do Ministério de Educação e pretendem auxiliar os professores no ensino das Geociências, constituindo um importante complemento aos programas escolares, numa lógica de outdoor learning.

Para o ano letivo de 2022/2023, este Geopark diversificou os seus programas educativos, incluindo programas outdoor e indoor, bem como ações de formação para professores.

Faça o download dos Programas Educativos para o ano letivo 2022-2023

Programas Outdoor:
Ensino Básico (1º, 2º e 3º Ciclo) (Novo!) - Aqui
Ensino Secundário (Novo!) - Aqui
Ensino Superior - Aqui

Programas Indoor:
"A Estrela vai à Escola" (Novo!)Aqui

Projetos Pedagógicos:
"Ano Escolar para a Ação Climática" - Aqui
"Concurso Escolar GEA - Terra Mãe" - Aqui 

Cadernos de Atividades - Recursos Digitais:
Pré-escolar - Aqui
1º e 2º Ciclos do Ensino Básico - Aqui

Férias no Geopark: 
Atividades dos 6 anos aos 18 anos - Aqui

Concursos Escolares: 
Concurso Fotográfico "Os geossítios do Estrela Geopark" - Aqui
Concurso "Ilustra o geossítio" - Aqui

NOTA:  No concurso "Ilustra o geossítio", a participação será  feita por turma, pelo que cada turma deverá enviar apenas um trabalho. Se vários alunos da turma quiserem participar de forma individual, os alunos e professor terão de selecionar o trabalho que consideram melhor representar a turma.